O judô gaúcho concluiu a Seletiva Nacional sub-18 e sub-21 com direito a três campeãs e uma dobradinha. A competição, realizada ao longo de quatro dias no EC Pinheiros, em São Paulo. Além dos atletas que ficaram na primeira colocação, o RS teve outros 17 atletas entre os oito melhores de cada categoria. Os resultados completos estão publicados no Zempo.
Os principais destaques da delegação gaúcha ficaram conta da sogipana Sarah Mendes, de apenas 14 anos, campeã do peso 44kg do sub-18, além da judoca do GN União Maria Antônia Argemi – que ficou em quarto lugar sub-18 e foi campeã no sub-21. No pesado sub-21, a também unionista Enya Pires foi a campeã, tendo a colega de clube Kátia Alves como vice.
Professor do GN União, Rafael Garcia comemorou os resultados: “Tivemos a única dobradinha da comptição. Nenhum outro clube conseguiu este feito”, festejou ele, que comemorou o desempenho dos atletas na Seletiva. Para o sensei, em 2022 o GN União mostrou que está com uma das melhores categorias de base do país, por conta dos resultados alcançados.
O desempenho do GN União, aliás, deixou o clube como o primeiro lugar no feminino e em segundo lugar geral, considerando todas equipes importantes. “É algo de extrema relevância para nós”, destacou o professor Leandro Freire.
A Seletiva inicia o processo de formação das Seleções sub-18 e sub-21 do Brasil para 2023. Os 12 melhores de cada categoria classificam-se para o Meeting Nacional sub-18 e sub-23, que acontecerá no ano que vem. Além disso, a competição distribui pontos no ranking nacional das duas classes utilizado como critério de convocação para competições internacionais.
Mais de mil atletas participaram da competição. Diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô e treinador da base do Brasil, Douglas Potrich disse que viu um alto nível nas disputas. “Nós conseguimos ver uma nova geração bastante competitiva. Na minha opinião, acho que a equipe ficou bastante forte e homogênea. Agora é trabalhar alguns ajustes direcionados para os estágios internacionais, principalmente, para todos terem essa padronização internacional”, avaliou.
Judocas do RS entre os três primeiros colocados:
Sub-18:
1º lugar: Sarah Mendes (44kg/Sogipa)
2º lugar: João Pedro Canello (81kg/GN União), Kailany dos Santos (52kg/GN União)
3º lugar: Lorenzo Strahsburg (90kg/Sogipa)
Sub-21:
1º lugar: Maria Antônia Argemi (48kg/GN União) e Enya Pires (+78kg/GN União)
2º lugar: Felipe Gusmão da Silva (60kg/GN União) e Kátia Alves (+78kg/GN União)
3º lugar: Henrique Gusmão da Silva (60kg/GN União)
Fonte: Federação Gaúcha de Judô